domingo, 27 de janeiro de 2013

VAMOS FAZER DA CAROBA UM LOCAL DE ENCONTROS DA FAMÍLIA SPINOLA ? - Possível Sede da Família no Brasil - Um local para confraternizações - Conhecimento das raízes - Cultura relacionada aos locais de origem da família - Um dos sonhos de Francisco Joaquim era de que a Caroba fosse permanentemente da família - Um local aprazível do semi-árido - Fonte de pesquisas sobre histórias e genealogia - Turismo cultural, ecológico e familiar - Doação de pequena casa e 11 mil m2 - Ao lado pode ser construida uma sede, que também servirá de área social aos moradores parentes de lá

Esta mensagem foi publicada originalmente em 1/7/2011 no Grupo da Família Spinola



A pequena casa em 2005
Olá amigos e parentes Spinola !!

(publicada em jan/2013, neste blog, com pequenas correções e melhorias) 


Por meio desta mensagem, demonstro minha vontade de transformar a Caroba, um dos berços da família Spinola no Brasil, em um local de encontro, confraternização, estudos culturais, passeios ecológicos e possível Sede da Família Spinola no Brasil.
O que vocês acham ?....

O primo José, já falecido, liderou um
mutirão para construir uma
barraginha no fundo do leito do
rio São João, muito próxima da
do terreno de 11 mil m2
Os primos mais idosos que moram aqui na Caroba, e os mais novos também,  são muito gentis e amáveis. Já lhes falei "por alto" sobre este assunto, tendo os mesmos demonstrado muita simpatia.
A casinha em 2008
Em breve terei de fazer uma viagem a Bahia. Informalmente, já podemos aproveitar e combinar um primeiro encontro. Saí de lá em fev/2010 com a intenção de voltar depois de dois meses. Porém, aqui estou, em São Carlos-SP, por motivos diversos. Algumas pendências ficaram e devo retornar por este motivo.

A Casa Grande atual foi construida em meados da década de 40. O seu madeiramento foi aproveitado da antiga Casa Grande, construída por Francisco Joaquim de Sousa Spinola, o bisavô dos primos mais idosos que lá residem, meu e de meus irmãos (filhos de Américo Pereira de Sousa Spinola e este de Benigna de Sousa Spinola), além de bisavô e tetravô de centenas de Spinolas pelo Brasil afora. 
A casa do "Tio Zé e tia Nini"
(já falecidos). Os seus filhos moram
em propriedades contíguas.
A Casa Grande atual não é tão grande assim, mas é um modelo da cultura de nossos antepassados.

A chácara que está em minha guardiania foi doada pelos queridos primos Jaqueline, Godofredo, Francisco e José(este falecido recentemente) em demonstração de apreço, amizade e resgate de laços sanguíneos há muito almejados. Ocorre que meu pai, Américo P. Spinola, sempre nos falou animadoramente sobre suas origens na fazenda Caroba, contando maravilhosas histórias de seus tempos de infância por lá (pois seus pais foram para São Paulo no início do século XX e nunca mais retornaram).

Um pôr do sol na Caroba !!
Sempre senti que esta doação não foi à minha pessoa, mas aos meus irmãos e irmãs também, e extensivamente a todos os Spinolas. Eis o motivo, além de outros, que me impulsionou a designar o que ganhei a seus legítimos proprietários. A Casa da referida chácara é simples. Tentarei postar fotos. O terreno, de aproximadamente 11 mil m2,  fica na beira de uma estradinha  e confronta nos fundos com as margens do rio de águas intermitentes São João. Ela encontra-se bem ao centro das 8 casas de parentes da atual localidade Caroba e a uns 150 m da Casa Grande.

Além das potencialidades de visita a locais que preservam antigas construções da família, como as represas construídas por nosso bisavô e um antigo forno para a queima de telhas e artefatos, a localidade Caroba oferece ambientes atraentes a amantes da natureza, tais como o leito seco do rio, com pedras e raízes de frondosas árvores e algumas partes de matas características do semi-árido entremeando com outras de mata atlântica. Comidas típicas feitas pelos primos e primas, além de passeios a cavalo podem cativar os que gostam de turismo rural. Na região, em torno de no máximo 100 kilometros, há vários locais de visitação e turismo, tais como o "Gerais", onde ainda se faz pinga de alambique e rapadura e a região de Rio de Contas, já famosa por sua oferta cultural e turística - pesquise "turismo rio de contas" e veja quantos sites !! Vários locais de turismo tem relação com a história da família.

Nesta pequena "casa grande" moram os primos mais
idosos da Caroba. Esta casa foi feita na década de 40,
aproveitando o madeiramento da antiga casa construida
por Francisco Joaquim. Suas paredes são de "adobão"


Mas o objetivo principal é a reaproximação de parentes atuais que um dia, geneticamente, estiveram no mesmo local. Isto é atraente, misterioso, inusitado....Conhecer as origens !! Refazer amizades !! Compartilhar grandes e felizes momentos !!
A Caroba fica no município de Livramento de nossa Senhora, porém muito próxima - 8 km - de Lagoa Real. Dista "pouco mais ou menos" - como dizia nosso pai - 60 km de Livramento, 45 de Brumado e 65 de Caetité. É um grande baixio ladeado por morros e montanhas que escondem os horizontes distantes. É um lugar muito lindo e especial !!
Vamos lá ?!!....

Esta casa de fazer farinha ainda está
preservada. Inicialmente, a tração
para moer a mandioca era movida
por bois. Até hoje existe um parafuso
muito grande, de madeira, a prensa.
Quem desejar, responda a esta mensagem. Posteriormente fornecerei as informações que atualmente sei quanto a roteiros, estadias, etc. Creio que a Caroba pode hospedar, por poucos dias, umas 6 pessoas (atualmente, sem preparação). Os primos que lá residem, filhos de Rosinha Spinola e Gonçalo Costa, não disporiam de recursos para hospedagem gratuita, mas estariam, com certeza, amavelmente e curiosamente esperando primos que viessem conhecê-los !!


 
Adicionado em 27/01/2013 - Há um ou dois hotéis em Lagoa Real (que fica a 8 km da Caroba), com preços módicos de hospedagem (entre 15 a 30 reais a diária)




Vejam mais algumas fotos das matas da Caroba, e outras, em textos que publiquei :

"Tu não te lembras da casinha pequenina....."
Foto em 2009.

VEJAM MAIS FOTOS NESTE BLOG (EM MARCADORES, À DIREITA) !!

O sobrinho Alexandre está sugerindo e preparando uma futura Fundação Cultural Américo Pereira Spinola. Esta fundação, que priorizará a fomentação e disponibilização de cursos e outras atividades educaticas/culturais, poderá trabalhar em estreita sintonia com os objetivos dos encontros da família Spinola !!

Uma das belezas e riquezas das matas
da Caroba : uma colméia produzindo
favos de mel em descoberto !!



E Então ? !!.... Vamos lá !! Quem sabe ainda dá tempo de viajar nestas férias de julho ? !!,
Adicionado em jan/2013 : ou em dezembro deste ano !!

Um grande abraço a todos
Dêem sugestões !!
Luiz Antonio Vieira Spinola, julho de 2011




Site de Lagoa Real (a 8 km da Caroba)

Site de Caetité (a 75 km da Caroba)


Site de Brumado (a 70 Km da Caroba)

Imagens de Rio de Contas (a 90 Km da Caroba)

Um blog de notícias de São Timóteo - Este parece ser o berço mais antigo dos Spinolas do Brasil. Aqui residiram os irmãos Xisto, José e Joaquim, dizimeiros do rei, segundo informações (confirme). A foto inicial é de uma igreja de 1696. São Timóteo fica no município de Livramento de Nossa Senhora e dista aproximadamente 40 Km da Caroba, por estrada de terra.